A gestão fiscal é uma das rotinas mais complexas e importantes para o funcionamento de uma empresa. Até por isso, se manter em segurança quanto às obrigações legais é essencial e, neste quesito, a auditoria fiscal pode evitar possíveis erros tributários.
A auditoria fiscal, ao contrário do que muitos gestores pensam, não funciona apenas como caráter de fiscalização da Receita Federal, todas as empresas podem organizar uma auditoria, contratando um profissional, para verificar a questão fiscal da organização.
O objetivo neste caso é identificar possíveis erros de pagamento, descumprimento da legislação, falta de recolhimento de tributos obrigatórios e muito mais. De acordo com uma pesquisa realizada pela FGV-SP mais de 90% das empresas têm problemas fiscais.
Para evitar entrar nessa lista de empresas com problemas, é importante conhecer, então, o papel da auditoria fiscal para que as obrigações junto ao fisco estejam em dia. Este artigo irá abordar os seguintes assuntos em torno da importância da auditoria:
Boa leitura!
O que é Auditoria Fiscal?
A auditoria fiscal funciona como uma verificação, uma vistoria, realizada na empresa cujo objetivo é analisar se ela está cumprindo com todas suas obrigações fiscais, como o pagamento de impostos como: ICMS, PIS e COFINS, IPI, ISS, entre outros.
Essa verificação é feita por um profissional que se chama auditor, que irá apurar todos os pagamentos para entregar à empresa um parecer técnico com indicações de possíveis erros, possibilidades para corrigir os problemas e caminhos para redução de impostos.
Como esse processo funciona?
A auditoria fiscal funciona a partir de uma análise técnica, realizada por um profissional especializado em contabilidade. Esse profissional irá receber toda a documentação fiscal da empresa e irá fazer uma análise minuciosa em relação ao pagamento de tributos.
Neste processo, ele irá analisar o pagamento de tributos municipais, federais e estaduais. O auditor, então, irá verificar possíveis falhas nos cálculos, equívocos de pagamento e até mesmo fraudes que possam ter ocorrido e que colocarão a companhia na mira do fisco.
Muitos ainda têm dúvidas se a auditoria fiscal e tributária deve contar com profissionais externos ou internos.
O mais comum é que a empresa contrate uma prestadora de serviços especializada em auditoria, porém empresas maiores costumam ter um setor específico, de auditoria interna, que realiza este trabalho.
Como saber se uma empresa precisa de auditoria fiscal?
A auditoria fiscal ainda é vista como um trabalho voltado única e exclusivamente para empresas que estão com algum tipo de problema nas suas finanças, porém, esse pensamento é um erro comum, já que esse processo pode funcionar de forma preventiva em relação ao cumprimento das obrigações tributárias.
Ou seja, a auditoria é voltada para atender toda e qualquer empresa que deseja garantir que os pagamentos de impostos estejam em dia, trazendo maior transparência à gestão fiscal da organização.
Alguns sinais podem apontar para a contratação de uma auditoria na empresa, que vão desde ao pagamento de multas recorrentes a Receita Federal a dificuldade de acesso a dados da contabilidade por parte dos profissionais que trabalham na empresa.
É importante, no entanto, ressaltar que algumas empresas, com ativo total superior a R$ 240 milhões ou receita bruta anual superior a R$ 300 milhões são obrigadas a realizar a auditoria fiscal, segundo a lei. Essa questão está prevista na lei 11.638, Art. 3.
Benefícios da auditoria fiscal para as organizações
Sabendo agora que a auditoria fiscal não é um processo voltado apenas para as grandes empresas, podendo inclusive ser um divisor de águas para que a empresa se torne mais transparente e tenha maior credibilidade no mercado.
Conheça a seguir algumas das principais vantagens que a auditoria fiscal pode trazer para as organizações.
Recuperação de impostos
Com a auditoria fiscal a empresa pode ser mais estratégica no planejamento fiscal, inclusive escolhendo o regime fiscal que mais se adequa à atividade da empresa. A partir disso, ela adquire vantagens, como a recuperação de valores provindo de impostos.
Controle de processos legais
A auditoria fiscal permite também que a empresa tenha uma visão macro de todos os impostos pagos, obrigações fiscais, entre outros. Sendo assim, ela tem maior controle sobre os processos legais e deveres fiscais nos âmbitos municipal, federal e estadual.
Prevenção de problemas e correção de falhas
Devido a complexidade oriunda do pagamento de impostos, a auditoria fiscal pode atuar de forma preventiva para que a empresa evite problemas, fraudes e corrija falhas que futuramente poderiam causar graves problemas fiscais junto aos órgãos competentes.
Como preparar a empresa para receber uma auditoria fiscal?
A auditoria fiscal preza principalmente pela transparência da gestão fiscal da empresa.
Para que isso ocorra, é fundamental que o auditor tenha todo o suporte necessário para acessar e analisar a fundo documentos, dados e toda a demonstração financeira da empresa.
Mas para isso, a organização precisa se dispor a ajudar, preparando terreno para que a auditoria fiscal seja realizada de forma correta e efetiva. Sabendo disso, confira abaixo como preparar a empresa para receber uma auditoria fiscal.
Deixe a equipe bem informada
O primeiro passo para receber bem um auditor fiscal na empresa é preparar a equipe para que todos estejam devidamente alinhados em relação a tudo que acontece na organização.
Esse detalhe é importante para eliminar qualquer tipo de confusão na apresentação de dados. Inclusive o ideal é que a empresa escolha profissionais responsáveis em cada setor para atender o auditor e tirar todas as dúvidas na apresentação de documentos.
Tenha em mãos a documentações necessárias
Uma empresa que está sendo auditada precisa obrigatoriamente apresentar todos os documentos solicitados pelo auditor fiscal. Aliás, ter eles em mãos é uma demonstração de que a empresa age de forma transparente e não tem nada a esconder.
Por isso, é importante sempre deixar a área fiscal da empresa organizada, para que em caso de fiscalização a empresa não seja pega de surpresa. Nessa fiscalização podem ser solicitadas faturas, notas fiscais, comprovantes de pagamento de impostos e outros.
Conte com o auxílio de contadores
Na maioria dos casos a empresa acaba entregando toda a gestão fiscal a profissionais do departamento pessoal, mas que muitas vezes não tem expertise com a área. Até por isso, para não haver problemas com a fiscalização, a companhia pode recorrer aos contadores.
Muitos profissionais dessa área tem experiência com auditoria e sabem exatamente o que o auditor fiscal irá solicitar numa possível análise de documentos. Sem contar que o contador pode prestar uma assessoria sinalizando problemas e propondo soluções preventivas.
Faça apuração de impostos de forma adequada
Um dos passos mais importantes para receber o auditor fiscal na empresa é fazer a apuração de impostos de forma adequada. Isso significa seguir uma rotina organizada, que preza pelo cumprimento de todas as obrigações fiscais.
Isso significa fazer no dia a dia a gestão fiscal completa, da organização de documentos, estudo da lei, conhecimento da lista de impostos obrigatórios a empresa até o cálculo e pagamento dos mesmos.
Auditoria Fiscal vs Auditoria Contábil: Qual a diferença?
É importante ressaltar no último tópico deste artigo a diferença entre uma auditoria fiscal e uma auditoria contábil. A principal diferença entre elas está no objetivo.
Enquanto a auditoria fiscal é voltada para uma análise de obrigações relacionadas ao pagamento de tributos para os órgãos responsáveis da Receita Federal, a auditoria contábil tem como foco o patrimônio da organização e as finanças em si.
Outra diferença é no processo. A auditoria fiscal faz uma análise baseada nos dados do SPED Fiscal, guias de recolhimento da empresa e comprovantes de pagamento de impostos. Já a auditoria contábil irá verificar os livros de contabilidade da empresa para cruzar as finanças com as declarações de impostos feitas ao fisco.
Apesar de ambos os profissionais terem formação na área de contabilidade, existe uma diferença quanto à qualificação e local de trabalho de quem irá realizar a auditoria.
Na auditoria fiscal, considerando não a análise em si, mas já o processo de fiscalização, é realizada por um servidor público da Receita Federal ou da Secretaria Estadual da Fazenda (Sefaz).
No caso da auditoria contábil ela é realizada por um contador, que deve possuir registro no Conselho Regional de Contabilidade (CRC).
Conclusão
Cumprir com as obrigações legais junto a Receita Federal e os órgãos competentes pelo recolhimento de impostos é fundamental para que a empresa demonstre credibilidade no mercado e dê um grande passo para alcançar bons resultados.
Ao longo deste conteúdo você percebeu que a auditoria fiscal pode ser um grande suporte para empresas que buscam manter a sua gestão fiscal em dia. Afinal, por meio dessa análise, o auditor irá identificar erros e propor soluções.
Essa é uma maneira de manter a empresa em segurança, evitando inclusive possíveis fraudes tributárias, que poderão ser identificadas em alguma fiscalização, acarretando no pagamento de multas, que podem comprometer o funcionamento da empresa.
Por fim, este conteúdo trouxe uma lista de benefícios para adotar a auditoria fiscal no dia a dia da empresa e deu dicas de como se preparar bem para receber um auditor, em caso de fiscalização.
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