Como anda a gestão financeira da sua empresa? Os registros de entrada e saída representam a realidade das suas finanças? Se você não sabe responder a essas perguntas, pode estar precisando de uma auditoria contábil. Afinal, é de extrema importância que o empreendedor saiba de que maneira a saúde do seu negócio se encontra.
Existem aqueles gestores que não dão a devida importância à contabilidade e suas áreas relacionadas, o que é um erro, porque ao conhecer a movimentação das suas ações e ter o controle em relação aos ativos e passivos da sua marca, o empresário, além de manter regularizada a situação empresarial, fará previsões de gastos e do quanto receberá no futuro.
A procura por esse tipo de serviço tem crescido bastante nos últimos anos, apresentando bons resultados. Por isso, no post de hoje, explicaremos a sua definição e o modo como uma auditoria contábil é feita.
O que é auditoria contábil
Muitas vezes, uma empresa não apresenta bons resultados porque o empreendedor não tem uma visão completa das atividades realizadas e do momento em que ela vive. É aí que entra uma auditoria contábil — o processo que verifica a precisão os controles financeiros em sua totalidade.
Ela é muito importante, pois analisa toda a condição financeira da companhia, identificando erros, fraudes e qualquer irregularidade.
Alguns gestores costumam colocar limites em determinados gastos, impedindo que o orçamento seja extrapolado. Porém, há casos em que certos colaboradores não cumprem esse limite ou esquecem de registrá-lo, gerando desentendimento e mal-entendido.
Logo, na auditoria contábil, todos os documentos contábeis são conferidos, como o fluxo de caixa, o balanço patrimonial e a Demonstração de Resultado de Exercício (DRE). Ela é feita de modo externo ou interno, a depender do desejo dos stakeholders que fazem parte do seu empreendimento. Depois da apuração, o gestor recebe um relatório completo e bem detalhado sobre a situação da organização.
Os auditores também apresentam soluções para os problemas e o que pode ser feito para a melhoria da gestão contábil — garantindo mais segurança e transparência.
Em suma, é uma forma de certificar se a empresa está cumprindo com as regras e normas que foram estabelecidas ou as que são obrigações de qualquer local que presta serviços.
O modo como é feita
A auditoria contábil pode ser feita em empresas de qualquer porte, por profissionais formados em Ciências Contábeis e registrados no Conselho Regional de Contabilidade (CRC). O empresário deve acompanhar todo o processo, inclusive com o suporte de algum colaborador da área contábil.
Existem companhias que preferem terceirizar tal serviço com o propósito de obter o feedback de um profissional que não tenha nenhuma relação mais próxima com o negócio. Há também as que desejam optar pela auditoria externa como oportunidade de treinar um analista a conhecer os processos e ficar responsável por fazê-la de forma interna nas próximas ocasiões.
Todas as etapas seguem normas rígidas determinadas em lei. Para isso, o auditor segue passos preestabelecidos, que oferecem um entendimento mais claro sobre a situação da empresa. São eles:
- pesquisa de campo: na qual se conhece toda a operação, com a consulta de documentos e a coleta de informações;
- planejamento: o auditor escolhe a melhor estratégia de acordo com os dados coletados;
- controladoria: são testados e avaliados diferentes tipos de controles para conhecer melhor todo o sistema contábil;
- teste de observância: verifica se os controles estão sendo adotados corretamente e conforme as novas regras estabelecidas;
- teste substantivo: novos procedimentos são adotados para checar as novas informações dos demonstrativos contábeis;
- parecer: a partir de todos os testes, o auditor faz um relatório da situação e apresenta sugestões de melhorias.
Perceba que são ações e atividades muito importantes que podem mostrar uma realidade pela qual sua empresa está passando e que, até então, era desconhecida. Ao ter acesso às avaliações, o empreendedor passa por uma tomada de decisão em que é preciso definir como a melhoria será implantada para contribuir cada vez mais com o sucesso dos seus investimentos.
Os benefícios da auditoria
Além de ajudar na tomada de decisões, por meio do relatório final, a auditoria contábil traz outros benefícios para o seu negócio.
Ela deixa o empresário atento a possíveis falsificações, fraudes e demais formas de manipulações nos registros, por exemplo. É preciso ficar alerta nessas questões, pois o quanto antes souber desses eventos, melhor será a busca por soluções.
Outra vantagem é conquistar um selo de qualidade. Isso permite a criação de um planejamento capaz de elevar o empreendimento a um nível internacional e a certeza da sua transparência perante o mercado — sempre a procura da análise de dados que demonstram que eles estão de acordo com a realidade.
Uma auditoria é feita com o propósito de comprovar que todas as informações pertencentes ao setor financeiro são reais e válidas. Logo, é necessário que o empreendedor escolha o momento oportuno da realização de tal evento e procure preparar toda sua equipe a oferecer os informes necessários, que precisam ser divididos com o auditor.
O que resulta da auditoria contábil
Por meio de uma auditoria, o gestor pode identificar problemas que comprometem o funcionamento da empresa. A partir das sugestões do auditor, é possível realizar mudanças que aumentem a eficiência e a segurança nos negócios. Isso é importante na melhoria dos resultados e também na conformidade com a lei.
Vale lembrar que as irregularidades podem gerar punições graves, financeiras e, até mesmo, criminais. Ou seja, a auditoria contábil é um instrumento de extremo apoio ao empresário na busca por ações mais assertivas.
Muitos costumam confundir a financeira com a contábil, porém, existem diferenças entre esses dois tipos de auditoria.
Como você percebeu ao ler este artigo, a auditoria contábil mantém o empresário em alerta e faz com que ele prossiga sua rotina de negócios sem peso na consciência e sabendo da veracidade do patrimônio da sua marca.
Mas, para isso acontecer, é preciso que a empresa se organize e que esse evento conte com a colaboração de todos os funcionários do setor.
Ficou com alguma dúvida?
Clique aqui e mande sua pergunta!