Obrigatória para justificar qualquer operação de venda de um produto ou prestação de serviços, a nota fiscal é uma realidade para toda empresa. A função dessa nota é gerar um documento, em seguida é utilizado no recolhimento de impostos. Felizmente, o processo foi facilitado com a chegada da nota fiscal eletrônica.
O que é a nota fiscal eletrônica?
Basicamente, a nota fiscal eletrônica (NF-e) é uma versão digital daquela nota convencional. A NF-e pode ser arquivada em
nuvem de armazenamento de dados digitais, como HDs e SDs (mais modernos do que o primeiro). Ainda assim, o empresário tem a opção de conservar os arquivos em um software — alternativa mais recomendada.
Quais são as vantagens da nota fiscal eletrônica?
A nota fiscal eletrônica proporciona uma série de vantagens. Confira!
Ganho de tempo e espaço Além de gastar um grande tempo das empresas, devido à necessidade de preenchimento manual, a antiga nota fiscal ainda acarretava gastos com impressão de papel. Para concluir a lista de transtornos, ainda era essencial que a empresa reservasse uma área razoável para alocar aqueles armários com gavetas de arquivo.
Ampliação da produtividade
Com a inauguração da NF-e, os gestores podem centralizar suas ações em outras atividades do negócio. Em consequência, é nítido o aumento de rendimento da empresa, afinal, sobra tempo para desenvolver estratégias de venda mais eficazes, por exemplo.
Redução dos erros
Antigamente, o preenchimento incorreto de alguns dados durante a emissão da nota fiscal era algo bem comum. A questão é que esses equívocos acarretam multas. Com a nota fiscal eletrônica, o próprio software utilizado pode emiti-la automaticamente. Desse modo, você elimina uma provável falha humana. Mesmo que os erros ainda sejam possíveis, eles são reduzidos drasticamente. Com a automatização do processo, é muito mais fácil sustentar a contabilidade da empresa em dia.
Emissão automática atrelada às vendas
Os softwares emissores de nota fiscal eletrônica podem emitir o arquivo logo após a concretização de uma venda. Isso ocorre automaticamente, sempre que o sistema revelar a aprovação de um pagamento — o que acontece em diversas lojas virtuais.
Maior fiscalização e transparência
Por meio da emissão eletrônica, o acesso às notas já emitidas é bem mais simplificado e direto. Você pode consultá-las rapidamente, o que ajuda muito na hora de projetar o pagamento de tributos. Na tela de um computador, você tem tanto a receita como o gasto com arrecadamento de impostos. Isso otimiza a execução de vários procedimentos e ainda ajuda o empresário a ter uma visão mais clara da rentabilidade do negócio.
A
transparência fiscal também é significativa, já que o contador da empresa lidará com dados bem mais organizados. Como ficou fácil entender, a chegada da nota fiscal eletrônica só trouxe benefícios para as empresas. Em um mundo cada vez mais informatizado, esse tipo de transformação é inevitável. Logo, é só uma questão de tempo até que a NF-e alcance todas as cidades brasileiras.
Se você está buscando um especialista no assunto,
clique aqui e entre em contato conosco!