A auditoria fiscal é vista por muitos empresários apenas como um processo gerador de custos adicionais. Entretanto, apesar do custo o principal objetivo é trazer segurança para empresa e para as transações que ela realiza, através do cumprimento das obrigações legais.
Muitas empresas já possuem uma noção básica do que é a auditoria, entretanto mostraremos além o que é, como funciona e porque ela pode ser boa para sua empresa. No final te daremos uma dica de como organizar seus registros em longo prazo para esse evento tão importante.
O que é Auditoria Fiscal?
Trata-se de um processo de inspeção que analisa tanto a parte fiscal quanto administrativa da empresa, tem o intuito de verificar o cumprimento das obrigações fiscais, identificar pendências ou erros tributários. Além de avaliar se o planejamento da empresa está adequado e atendendo a todas as necessidades exigidas pela legislação vigente.
Auditoria Preventiva x Auditoria Corretiva
Há dois tipos de procedimento de auditoria que podem ocorrer, uma é por decisão da empresa e a outra ocorre quando a Receita Federal determina:
Auditoria Preventiva: Tem como função analisar os processos da empresa e toda a documentação fiscal gerada por ela, com o objetivo de verificar possíveis ocorrências de falhas e preveni-las. Normalmente é realizada por escolha da empresa e internamente, onde ocorre a contratação de um profissional qualificado que entenda os processos tributários e a legislação. Podendo ser ele um auditor ou o próprio contador.
Auditoria Corretiva: É realizada por um agente externo da Receita Federal. Normalmente ocorre quando é detectado ou há denúncias de irregularidades na empresa, e se é confirmado a irregularidade, a empresa é penalizadas e efetua a correção imediata dos erros. A medida corretiva busca evitar que um erro ocasione outros futuros, por isso a correção imediata é importante.
Quais são os benefícios?
Retificação de falhas: Auxilia no controle do setor fiscal da empresa, evitando irregularidades que possam ocasionar denúncias, multas caso ocorra a fiscalização de órgãos governamentais. Também detecta possíveis divergências nas tributações pagas ou recebidas;
Reintegração de impostos: É muito comum que as empresas recolham um valor adicional sobre o exigido nos impostos, isso ocorre muitas vezes por utilizarem regimes diferentes do que o considerado correto. Quando isso acontece, é possível recuperar o valor recolhido a mais. A auditoria ajuda a identificar em que operação isso ocorreu e o valor a ser solicitado para reintegração, além de orientar para que a empresa passe a utilizar o regime correto e a falha não se repita;
Aumento da segurança: Com a possibilidade da detecção de falhas e fraudes, a empresa fica mais segura para realizar suas operações. Estando em ordem com as obrigações legais pode-se centralizar sua atenção em outros setores.
Como funciona?
- A empresa deve contratar um auditor, alguém que seja imparcial e entenda de finanças, por exemplo um contador;
- O auditor irá solicitar todos os documentos fiscais de todas as áreas operacionais da empresa;
- A partir daí, com o auxílio de um software ele irá cruzar todas as informações da empresa, transações, declarações e documentos referentes ao SPED Fiscal*;
- Ao final do processo a empresa recebe um relatório e uma avaliação do auditor com orientações sobre erros de pagamentos, sonegação de impostos, possíveis ocorrências de fraudes e um novo planejamento tributário que atenda aos requisitos da empresa, se for o caso.
*Os documentos que compõe o SPED Fiscal são divididos em 3 níveis: Municipal, Estadual e Federal. A empresa deve cumprir sua obrigação e realizar o recolhimento de tributos com todos os níveis.
Como vimos anteriormente, a Auditoria Fiscal verifica o cumprimento das obrigações fiscais e tem diversos benefícios para as empresas. Além disso, ela se divide em dois tipos, a Auditoria Preventiva e Corretiva. No blog do Onbusca, você aprende mais sobre o mundo contábil e fiscal.
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