A auditoria fiscal é um processo no qual é verificado, de forma pontual e aprofundada, se uma empresa está em dia com as suas obrigações junto ao Fisco.
Para essa identificação são levantados todos os documentos relacionados a questões fiscais e tributárias, abordando as esferas municipal, estadual e federal.
De forma prática, um auditor capacitado para esse serviço solicita aos gestores declarações, certificados, registros, e qualquer outro meio comprobatório da quitação de impostos que podem ser comparados com o apontado no controle de gestão financeira do negócio.
O principal objetivo de uma auditoria fiscal é identificar falhas nos processos, contradições, erros nos pagamentos, e outras situações que possam gerar problemas, muitos deles sérios, com os órgãos fiscalizadores.
Dessa forma, a companhia tem a chance de corrigir as contradições encontradas, e até mesmo, de se antecipar a possíveis enganos, o que ajuda muito a evitar uma autuação fiscal.
Mas a dúvida que muitos gestores têm é como se preparar adequadamente para uma auditoria fiscal? Confira, neste artigo, 7 dicas de como fazer isso e diminua as chances de a sua empresa receber intimações e multas.
Como se preparar para uma auditoria fiscal? 7 dicas!
Como dito logo no início deste artigo, uma auditoria fiscal é um procedimento que visa identificar se uma empresa está cumprindo,ou não, as suas obrigações junto ao Fisco.
Nesse processo são solicitados todos os documentos que comprovem o pagamento de diferentes impostos, a exemplo do ICMS, ISS, IPI e outros, bem como a emissão de notas fiscais, como é feita a gestão tributária, o envio de informações e dados etc.
A ideia é identificar possíveis falhas e equívocos que podem levar o negócio a ser multado pelos órgãos fiscalizados, situação que gera uma série de transtornos, especialmente financeiros.
Para preparar corretamente a sua empresa para uma auditoria fiscal, nossas dicas são:
- Conheça os motivos pelos quais a sua empresa pode ser autuada
- Se atualize sobre as legislações
- Tenha um bom controle de notas fiscais
- Faça uma gestão fiscal eficiente
- Use a tecnologia a seu favor
- Conte com o suporte de um contador qualificado
- Contrate uma empresa de auditoria fiscal terceirizada
1. Conheça os motivos pelos quais a sua empresa pode ser autuada
Considerando que a auditoria fiscal visa verificar se a sua empresa está cumprindo as normas e determinações do Fisco, o primeiro passo para se preparar para ela é entender quais são os motivos pelos quais o seu negócio pode ser autuado.
De modo geral, as razões estão sempre relacionadas a algum tipo de irregularidade, sendo as mais comuns:
- lançamentos fiscais não realizados;
- ausência de emissão ou de guarda de nota fiscal;
- contas jurídicas desorganizadas;
- contradições entre as informações reais e as enviadas aos órgãos fiscalizadores.
2. Se atualize sobre as legislações
Assim como é importante conhecer sobre risco fiscal e os motivos pelos quais a sua companhia pode ser autuada, também é essencial se atualizar sobre as legislações que precisam ser seguidas e respeitadas.
Não são raras as vezes que leis e normas sofrem modificações. Quando isso acontece, a sua gestão fiscal precisa ser ajustada, assim como as orientações e os direcionamentos dados aos funcionários envolvidos nesse processo.
3. Tenha um bom controle de notas fiscais
Não emitir nota fiscal é crime. Um dos motivos é que é por meio desse documento que a apuração e o recolhimento dos impostos referentes a uma transação comercial são feitos.
Além de registrar as transações realizadas por um negócio, a nota fiscal protege tanto quem vende quanto quem compra.
Por todas essas razões é que a apresentação de notas fiscais é solicitada durante as fiscalizações feitas pelos órgãos responsáveis.
Não ter o controle desse documento, deixar de emiti-lo, ou gerá-lo com informações inverídicas pode resultar à empresa acusação de sonegação de impostos, pagamento de multas e até pena de reclusão para os proprietários.
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