Auditoria fiscal: saiba porque é tão importante para as empresas

É muito comum que empresários tenham certa dificuldade para entender a série de benefícios que os negócios que realizam uma auditoria fiscal podem obter. Isso acontece, pois eles partem da percepção que, por ser uma prática muitas vezes preventiva, gera tão somente custos à organização e nada se resolve de imediato. 

 

Por isso, é quase que uma obrigação do contador do empreendimento, informar as vantagens dessa prática, e a segurança (em vários sentidos) que ela traz para a empresa. 

 

Considerando a importância desse tema, nós, da MK Soluções Empresariais, resolvemos abordar o assunto, de forma a sanar algumas dúvidas que envolvem esse procedimento tão considerável e imprescindível no ecossistema do empreendedorismo. 

 

Continue lendo e fique por dentro de todo o conteúdo!

 

O que é a auditoria fiscal?

A auditoria fiscal, tem como propósito verificar se todas as obrigações tributárias e acessórias estão sendo cumpridas de forma adequada pela empresa.  Nela são apurados impostos como IPI, ISS, ICMS.

De maneira simples, podemos dizer que a auditoria fiscal é uma vistoria realizada na empresa, onde é apresentado um parecer técnico ao empresário e aos diretores da empresa sobre a existência (ou não) de um controle tributário apropriado. 

O principal intuito da auditoria fiscal é estudar e avaliar a aplicação e a utilidade dos métodos adotados pela contabilidade, para o pagamento dos impostos, taxas e qualquer outro tributo de natureza fiscal ou tributária que reflita nas operações da organização.

Vale ressaltar, ainda, que o referido procedimento tem como escopo a realização de análises sobre dois aspectos do negócio: Fiscal e Administrativo. Além de, claro, evitar que a companhia seja notificada pelo Fisco por conta de equívocos tributários.

auditoria fiscal

Como realizar a auditoria fiscal?

Um profissional externo, normalmente, realiza o procedimento. Afinal, é necessário realizar o este trabalho com imparcialidade. Pois a probabilidade de sucesso é maior, se realizado por alguém sem vínculo com a organização.  

Em resumo, a auditoria fiscal serve para assegurar a todos os interessados no empreendimento (diretoria, sócios e investidores) que a organização está em total conformidade com a legislação vigente, e a partir daí, analisar outros cenários que resguardem a empresa e seu patrimônio.

 

Quais são os benefícios da auditoria fiscal para as organizações?

 

Não é novidade para ninguém a legislação complexa e o alto volume de tributos que incidem sobre empreendimentos nacionais, tal como abordamos no artigo ”Ambiente fiscal e tributário para empresas de tecnologia e inovação: o que você precisa saber”. 

Nesse cenário, a realização de uma auditoria fiscal pode, não só evitar eventuais problemas com o Fisco, como também facilitar muito na hora da realização de um planejamento tributário adequado ao empreendimento.

Como dissemos, apesar de ser comumente mal vista por alguns gestores, a auditoria fiscal não é (e nem deve ser considerada) um gasto financeiro para a empresa, mas sim um investimento, tendo em vista que confere a segurança necessária a respeito do cumprimento da legislação no processo interno do negócio. 

auditoria tributaria

Assim, alguns dos benefícios da realização de uma auditoria fiscal são:

 

Prevenir e corrigir problemas e riscos tributários

O profissional responsável pela auditoria fiscal realizará uma avaliação minuciosa sobre o pagamento dos impostos e taxas. Esse trabalho, quando realizado de forma periódica, é considerado preventivo para evitar falhas e fraudes.

Após a análise e revisão detalhada dos documentos apresentados pela empresa, será emitido um relatório que indicará possíveis processos que podem corrigir os erros apontados. O auditor informará não só em que momento ocorreu a falha, mas também os motivos que o levaram a ser considerado uma falha, além de, claro, a solução do problema.  

É importante evidenciar que esse procedimento é capaz de evitar possíveis irregularidades no pagamento de impostos, assim como multas por descumprimento da legislação.

 

Recuperação de Impostos

Um outro benefício bem significativo ($$) ocasionado com a prática da auditoria fiscal é a recuperação de valores originários de impostos.  Afinal, não são raras as vezes que vemos empresários realizando recolhimento de tributos num valor maior do que o devido.

Vale destacar que o pagamento de valores maiores que o necessário, muitas vezes acontece devido à falhas na apuração dos impostos. Também é comum a escolha inadequada do regime tributário da empresa, o que seria facilmente resolvido com uma análise minuciosa do caso concreto por um profissional especializado. 

 

Controle de Processos Legais

Esse também é um dos principais benefícios ocasionados às empresas que optam por realizar a auditoria fiscal. Porque manter o controle e o bom andamento dos processos legais da empresa é essencial para encaminhar adequadamente e evitar eventuais problemas que podem comprometer não só o tempo do gestor, como também o faturamento da empresa. 

Bom, dentre os inúmeros benefícios aqui citados, a realização da auditoria fiscal contribui para um melhor planejamento da empresa, de modo geral.  Mantendo os sócios, diretores e investidores atualizados sobre as principais ferramentas que podem auxiliar no desenvolvimento da área contábil do negócio.

 

Como preparar a empresa para uma auditoria fiscal?

Antes de iniciar o processo da auditoria fiscal,  é necessário a realização de algumas medidas que buscam deixar a empresa sempre preparada e apta ao procedimento. Citamos algumas: 

 

  • Separe a documentação necessária para apresentar aos auditores, caso solicitem para a conferência de dados;
  • Mantenha a equipe sempre bem informada sobre os detalhes da empresa (reuniões regulares são essenciais para o repasse de informações importantes). 
  • Atualize-se sobre todas as alterações legislativas;
  • Tenha auxílio de uma equipe de contadores qualificados e experientes no assunto;
  • Conte com um bom sistema na sua empresa. Afinal, ele pode proporcionar um controle mais exato dos dados e detalhes da área contábil e financeira. Realizando a integração de todos os dados em um único lugar.

Conclusão

Conforme abordado no conteúdo, o procedimento da auditoria fiscal tem como finalidade averiguar se a empresa vem cumprindo com suas responsabilidades tributárias de forma adequada.

 

Dessa forma, dentre os benefícios relacionados com a realização desse procedimento, destacamos a possibilidade de realização de um planejamento tributário mais assertivo. 

 

No ebook ”Guia de Planejamento Tributário para empresas de tecnologia” abordamos algumas das questões essenciais para a realização de um bom planejamento tributário. Não deixe de conferir!

 

 


Source

Warning: sprintf(): Too few arguments in /home/rspirescontabilidade/www/wp-includes/link-template.php on line 2741

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *