Como funciona a Lei do incentivo fiscal - R S Pires

Como funciona a Lei do incentivo fiscal

Toda empresa é obrigada a pagar periodicamente taxas, impostos, contribuições e outras formas de tributo. Isso faz parte das tarefas de contabilidade do seu negócio. Porém, o que muitos não sabem é que o dinheiro pode ser usado para criar projetos culturais ou esportivos por meio da lei de incentivo fiscal. Esse investimento pode gerar uma integração nos setores de marketing e financeiro, para quais profissionais dessas áreas podem estudar melhor as propostas de cada projeto e escolher aqueles que são mais alinhados com as virtudes da sua empresa. Para isso, você vai conhecer neste artigo um pouco mais sobre essa lei, como ela funciona no país e, ainda, mostrar algumas das principais leis de incentivo fiscal no país. 

O conhecimento sobre essas leis

Com uma lei de incentivo fiscal, sua empresa pode escolher para onde pode ser encaminhado ou dinheiro que é pago com  tributos . Isso não quer dizer que o seu negócio passa a ter valores reduzidos nos seus pagamentos, é apenas uma forma de  capitalizar  e enriquecer uma imagem da marca diante dos seus consumidores. Nesse sentido, se sua empresa pagar alguns desses impostos, ela poderá usar os direitos de incentivo:
  • IRPJ – Imposto de Renda da Pessoa Jurídica;
  • IPTU – Imposto Predial e Territorial Urbano;
  • ISS – Imposto Sobre Serviços;
  • CSLL – Contribuição Social Sobre o Lucro Líquido;
  • ICMS – Imposto Sobre Circulação de Mercadorias e Serviços;
  • IPI – Imposto Sobre Produtos Industrializados.
Também existem outras taxas como o Programa de Integração Social (PIS), Contribuição para o Financiamento da Seguridade Social (Cofins) e a Contribuição Social sobre o Lucro Líquido (CSLL), que aumentam a sua oportunidade de executar projetos.

As principais leis de incentivo

Como falamos no início do artigo, é de total responsabilidade da empresa conhecer os melhores projetos que participar. O relacionamento com seus  stakeholders  pode trazer informações preciosas, permitindo que você obtenha um conhecimento maior da área que deseja incentivar uma melhor decisão de decisão. A Lei Rouanet é uma das mais registradas desde 1991, quando usada, colabora para peças de teatro, filmes, musicais e shows que têm seus projetos planejados. Também existe a Lei do Audiovisual, que é comparada com a anterior, mas ela é destinada a filmes, documentários e demais conteúdos nesse formato. Existe também o Pronas, que capturam recursos em apoio às pessoas com deficiência; e a Lei de Incentivo ao Esporte, que ajuda na construção e reforma de estádios, bem como na compra de materiais, alimentos e na realização de eventos dessa natureza. Como você pôde perceber, existem vários recursos que sua empresa pode contribuir para a realização de sonhos de muitos profissionais e usar ou dinheiro despendido em tributos para um bom propósito. A lei de incentivo fiscal é uma alternativa para o seu negócio apostar naquilo que ele acredita com foco no seu  crescimento . Gostou deste artigo? Então clique aqui e confira muito mais!

Warning: sprintf(): Too few arguments in /home/rspirescontabilidade/www/wp-includes/link-template.php on line 2741

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Cadastre-se em nossa Notícias!