Contador na gestão financeira entenda a importância - RSP Contadores

Contador na gestão financeira: entenda a importância

O setor de contabilidade nem sempre é valorizado em empresas como deve, pois as vezes é considerado um fardo ou um dever que precisa ser cumprido. A verdade, entretanto, é que o trabalho na contabilidade financeira pode ter um papel muito mais necessário do que você imagina.

Uma verdadeira importância de um contador na gestão financeira

Por cuidar das movimentações financeiras da empresa e análises elaboradas, uma atuação profissional deve ser muito valorizada.

Ajudar no pagamento de impostos

Qualquer empreendedor brasileiro sabe que a carga tributária do Brasil desempenha um grande papel no desempenho da empresa. Por ser bastante alta, essa carga de impostos pode acabar sendo o fator que leva uma empresa a fechar como portas. Por isso, é sempre essencial buscar formas de escolher como opções que usam os impostos mais em conta. O ofício do contador, portanto, é fundamental nesse sentido, já que ele pode ajudar na decisão sobre o regime de tributação escolhido, por exemplo. Em outras palavras, usando uma análise personalizada para o seu negócio, ou o contador ajudará sua gestão financeira, porque será capaz de mostrar qual é o melhor caminho para pagar menos impostos.

Garantir a organização financeira

Como um contador é responsável por apontar todas as informações financeiras relacionadas à atividade de negócios, como entradas e pagamentos de valores, esse especialista também garante uma organização financeira. Esse processo no Brasil, já tem o nome: BPO Financeiro ou Business Process Outsourcing Financeiro. Para gerenciamento, isso é imprescindível, já que quanto mais organizadas são as finanças, maior é o controle exercido sobre elas. Para essas finanças sobre controle, a gestão também é facilitada e seu uso otimizado. Fornecer análise de resultados financeiros ao contador, também pode ser responsável por oferecer resultados de análises dos resultados financeiros da empresa. É o caso, por exemplo, de exportação ou fluxo de caixa ou então do DRE – Demonstrativo do Resultado do Exercício – para indicar qual é a saúde da organização. Esse tipo de conhecimento e análise é restritamente útil para a gestão financeira, porque fornece detalhes importantes sobre como é o comportamento da empresa, permitindo assim, que sejam otimizadas e alteradas conforme necessário. Com todas as análises nas mãos, o contador ainda pode ajudar o empreendedor a tomar as melhores decisões para o crescimento da sua empresa.

Gerar uma visão estratégica

A atuação do contador na gestão financeira também pode criar uma visão estratégica sobre os negócios que ocorrem após a passagem de ser integrados e sistêmicos. Isso significa que, em vez de apenas receber o fluxo de caixa isolado, por exemplo, o contador pode autorizar que a gestão tenha uma visão mais completa de como esses resultados influenciam ou ordenam impostos ou com descontos para fornecedores. Além disso, uma atuação do contador de gestão financeira pode ser usada para ajudar no planejamento do futuro, bem como definir novos objetivos e metas financeiras. O resultado é que a gestão passa a obter mais apoio na hora de tomar decisões estratégicas e consegue observar mais à frente, o que gera resultados mais satisfatórios. O seu contador deve ser mais valorizado, porque é adequado para auxiliar a gestão financeira em nível médio sem pagamento de impostos até a criação de uma visão estratégica. Portanto, esse técnico pode tornar uma pessoa mais valiosa para sua gestão financeira ter o sucesso cobiçado.

Warning: sprintf(): Too few arguments in /home/rspirescontabilidade/www/wp-includes/link-template.php on line 2741

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *