O que é a auditoria fiscal e por que ela é tão importante?

Em meio às diversas obrigações e funções, é comum que um empresário se sinta sobrecarregado e até mesmo perdido. Logo, é possível que alguns profissionais que optam por empreender desconhecem os benefícios da auditoria fiscal.

Dessa forma, cabe ao contador explicar este modelo de situação e como a aplicabilidade de seus serviços podem promover uma maior segurança para o desenvolvimento de qualquer empresa. 

Quer aprender o que é a auditoria fiscal e como ela é tão importante para sua empresa? Continue fazendo a leitura de nosso conteúdo. 

O que é auditoria fiscal? 

A auditoria fiscal é um processo de inspeção realizado pelas empresas que buscam examinar o nível de controle tributário. Ou seja, o auditor será um profissional responsável por analisar se todos os tributos estão sendo pagãos em dia. 

Dessa forma, caso seja comprovado algum tipo de erro no cumprimento da legislação, deverá ser estudado quais são as possibilidades de correção. 

Além disso, o auditor ainda auxiliará na identificação de benefícios fiscais lícitos que podem contribuir na redução de despesas tributárias. 

Como a auditoria fiscal funciona?

O processo de auditoria fiscal irá funcionar por meio da atuação de um contador especializado e de atuação independente. Ou seja, ele não poderá ter nenhum vínculo interno com a empresa, de modo, que sua atuação seja totalmente imparcial. 

Em resumo, ele deverá solicitar uma série de documentos ao gestor de uma empresa, para que possa analisar e comparar os dados apurados como a efetivação de pagamento de impostos. 

Desta forma, tendo como sua principal função a análise de falhas durante a realização de processos e identificação de fraudes financeiras. 

Geralmente, o foco de uma auditoria fiscal é o apuramento do cumprimento legal das atividades empresariais. Uma vez que, o pagamento de tributos pode ser compreendido em três esferas diferentes, sendo elas: Federal, Estadual e Municipal. 

Diante disso, são impostos a serem avaliados por um auditor: 

  • IPI — Imposto sobre Produtos Industrializados;
  • ISS — Imposto sobre Serviços de Qualquer Natureza;
  • SPED ICMS — Escrituração Fiscal Digital;
  • SPED ECF — Escrituração Contábil Fiscal;
  • PIS — Programa de Integração Social;
  • COFINS — Contribuição para o Financiamento da Seguridade Social;
  • IRPJ — Imposto de Renda de Pessoa Jurídica;
  • CSSL — Contribuição Social sobre o Lucro Líquido.

Portanto, podemos afirmar que o papel do auditor fiscal contribui ativamente para que empresário evitem ser notificados pelos órgãos de vigilância. O que impede que tenha o faturamento prejudicado pelo pagamento de multas. 

Sendo assim, ao final de cada auditoria, o empreendedor receberá um relatório detalhado de toda a avaliação feita. No corpo deste documento deverá constar não somente os dados apurados como também recomendações. 

Quais são as principais diferenças entre auditoria fiscal e contábil?

Ainda hoje, é comum no mercado, que profissionais possuam dúvidas a respeito da auditoria fiscal e a contábil. Sendo assim, cabe ao profissional contábil orientar o que cada processo representa para uma pessoa jurídica. 

Desta forma, confira a seguir quais são as situações mais pertinentes a serem explicadas. 

Objetivos 

A principal diferença entre uma auditoria fiscal e uma auditoria contábil, está relacionada aos objetivos de cada atividade.

Isso porque, enquanto a fiscal se atém ao cumprimento das obrigações fiscais e acessórias. A auditoria contábil, irá se preocupar com a análise dos registros e dos dados a níveis patrimoniais. 

 

Fontes de informação

Como o leitor já pode perceber a auditoria fiscal irá promover uma completa verificação dos documentos e declarações que estiverem relacionados ao SPED Fiscal. Compreendendo assim o pagamento de impostos nas três esferas e também a emissão das guias de recolhimento. 

Dessa forma, se torna responsabilidade de um auditor fazer o cruzamento de todas as informações, por meio de um sistema ágil e qualificado. Espera-se que erros nos pagamentos possam ser encontrados e corrigidos. 

Qualificação profissional

Tanto na aplicação de uma auditoria fiscal quanto na contábil, é de fundamental importância que o profissional responsável seja habilmente qualificado. Além disso, sua experiência no mercado, certamente fará uma grande diferença. 

Logo, quando uma auditoria fiscal, é recomendada com objetivo de fiscalização ela somente deverá ser feita por meio de um servidor público, em âmbito federal e funcionário da Secretaria da Receita Federal.

Caso seja ser de níveis municipal e estadual, outros servidores poderão se responsabilizar pela aplicação da auditoria. 

Enquanto uma auditoria contábil está relacionada diretamente a atuação de um contador, podendo ele ser terceirizado para o serviço. 

Quais são os benefícios da auditoria fiscal para as organizações?

Como o leitor já pode imaginar, a realização de uma auditoria fiscal é capaz de promover uma série de benefícios a uma organização. 

Sendo assim, são benéficos que podem ser citados:

  • Prevenção e correção de problemas; 
  • Recuperação de impostos; 
  • Atuação preventiva;
  • Cumprimento da legislação;
  • Relação de não conformidades;
  • Apuramento de evidências;
  • Apontamento de sugestões e recomendações. 

A título de concluir, podemos afirmar o quão importante é a auditoria fiscal para o desenvolvimento de uma empresa, seja ela do segmento contábil ou não. Uma vez que, seu processo assegura o cumprimento de todas as atividades, conforme a legislação. 


Source

Warning: sprintf(): Too few arguments in /home/rspirescontabilidade/www/wp-includes/link-template.php on line 2741

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Cadastre-se em nossa Notícias!