O que é CNPJ?

O CNPJ é o Cadastro Nacional da Pessoa Jurídica , possui a mesma importância do CPF para uma pessoa física , uma vez que é uma forma de identificação no mundo empresarial. As empresas que não são formalizadas, não possuem CNPJ, ou são, simplesmente não existem para os órgãos públicos. Isso pode acarretar perda de confiança para parte dos clientes e também limitar a exercer atividade, uma vez que as empresas não estão recebendo crédito no banco e melhores preços dos fornecedores. Não importa o segmento, toda a empresa legalizada tem um CNPJ emitido pela Receita Federal e é responsável pela administração de registros tanto de pessoas jurídicas, como físicas. No CNPJ, são todos os dados da empresa, como: Razão Social, nome fantasia, endereço, número, dados de abertura, descrição das atividades, natureza jurídica e dados de contato da empresa. O documento é tão importante que pode ser consultado gratuitamente na Internet por qualquer pessoa que tenha o número do CNPJ, desse modo, é possível verificar a situação cadastral da empresa.  

Para que serve o CNPJ?

Conforme mencionado acima, sem CNPJ sua empresa não existe diante do governo e de outras pessoas. Muitos consumidores não compreendem ou contratam serviços de empresas informais e que não possuem uso adequado. Portanto, essas empresas já começaram a desviar para o mercado. O número de CNPJ é uma espécie de comprovante de que uma empresa trabalha com legalidade diante do governo, clientes e fornecedores. Além disso, ele é requerido em qualquer transação comercial que a empresa faça, por exemplo:
  • Abrir conta no banco pessoa jurídica;
  • Emitir notas fiscais dos produtos ou serviços oferecidos;
  • Efetuar compras com melhores preços dos fornecedores (alguns produtos não vendidos para quem não está formalizado);
  • Solicitar crédito bancário;
  • Pagar impostos;
  • Atender contratos ou vender para grandes empresas;
  • Registrar funcionários de acordo com a CLT;
Como as empresas que não possuem CNPJ correm riscos no desenvolvimento de suas atividades, pois elas não têm o direito de aplicar a lei.  

Como abrir o CNPJ para sua empresa?

Se você já possui um projeto para o seu próprio negócio, então está na hora de estruturar bem uma parte documental para não ter problemas futuros. Começar uma empresa com zero e com tudo em ordem é a melhor alternativa para melhorar o sucesso do negócio. Confira abaixo como obter o CNPJ para sua empresa de uma forma descomplicada.  

1- Qual será o enquadramento da sua empresa?

Para quem é um micro empreendedor, pode optar pelo MEI (Micro empreendedor individual), nesse caso, é possível solicitar um CNPJ pela Internet, através do  Portal do Empreendedor . Depois de executar o cadastro, o CNPJ sai na hora. Lembrando que o MEI está disponível apenas para empresas com faturamento limitado a R $ 81 milhões, os sócios não podem participar de outras empresas e podem ter apenas 1 funcionário. Mas, esse não é o caso, o procedimento é outro. Confira abaixo:  

2- Preparar os documentos

Os sócios devem separar todos os documentos pessoais ( CPF, RG, comprovante de residência, titulo de eleitor, certificado de reservista – homens), declaração de imposto de renda. Sua empresa pode se enquadrar em Ltda., EPP ou outra natureza jurídica. Nesse caso, é necessário elaborar um contrato social. Os sócios precisam apresentar todos os documentos pessoais para uma assessoria de contabilidade, somente esses profissionais podem orientar o procedimento correto para evitar quaisquer erros. Depois disso, procurar a Junta Comercial para registrar a sua empresa na cidade onde vai atuar. O próximo passo é a solicitação da Inscrição estadual, à partir daqui, a sua empresa ficará habilitada para emitir nota fiscal. Por fim, é essencial fazer o registro nas agências reguladoras da sua atividade ( corpo de bombeiros, alvará de funcionamento, ANVISA, etc.). Você pode realizar todas as etapas sozinho, indo para a Receita Federal, cartórios para registro ou contrato social, junta comercial, secretaria da fazenda e agências reguladoras. No entanto, vai demorar muito para correr atrás de todos os detalhes, além disso, corre o risco de erros devido à falta de experiência. Como são muitas as etapas para abrir um CNPJ para sua empresa, é fundamental contratar uma avaliação que fará tudo por você. RS Pires Contabilidade  possui profissionais especializados em abertura de empresa e pode agilizar todo o processo de forma online, ou seja, você nem precisa sair de casa. Entre em contato  agora mesmo!

Warning: sprintf(): Too few arguments in /home/rspirescontabilidade/www/wp-includes/link-template.php on line 2741

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *