Auditoria fiscal – TGS BRASIL

Em linhas gerais, uma auditoria fiscal pode ser descrita como uma verificação interna realizada pelas empresas. O objetivo é certificar-se de que tudo está em dia quando se fala sobre as obrigações com o Fisco. Portanto, trata-se de uma verificação da situação tributária de um determinado negócio.

Caso sejam encontradas irregularidades, a auditoria fiscal serve para oferecer orientações à empresa sobre como corrigir os problemas e evitar situações mais graves. Ao longo do artigo, mais aspectos sobre a auditoria serão explorados.

Se você deseja saber mais sobre isso, continue a leitura.

Por que a auditoria fiscal é importante para as empresas?

É possível compreender a auditoria fiscal como uma medida preventiva. Desse modo, a empresa se blinda contra eventuais prejuízos ocasionados pelo não cumprimento das suas obrigações com os órgãos federais.

Isso pode acontecer visto que o Fisco precisa realizar arrecadações constantes e, portanto, as legislações relativas à fraude e à sonegação são bastante levadas a sério. Portanto, os responsáveis pela gestão fiscal de uma empresa precisam ter atenção redobrada a questões como o pagamento de impostos.

Todos os tributos precisam ser pagos em dia para que a empresa esteja saudável. Além disso, é preciso que os gestores verifiquem possíveis créditos tributários a serem compensados.

Como funciona uma auditoria fiscal?

O primeiro passo para a realização de uma auditoria fiscal é a escolha de uma empresa da área ou de um profissional autônomo.

Independente do que o negócio escolhe adotar, é preciso certificar-se que os contratados possuem um conhecimento amplo acerca da legislação fiscal e dos processos contábeis de um negócio.

Então, os documentos serão analisados e o profissional entregará aos gestores um Parecer do Auditor, que funciona como um diagnóstico da situação fiscal da empresa e aponta eventuais problemas.

Desse modo, o parecer é algo que visa oferecer orientação para que as empresas possam regularizar a sua situação e também serve como um guia para que a companhia adote um planejamento tributário mais assertivo para os próximos meses, evitando cenários desgastantes.

O que é avaliado em uma auditoria fiscal?

Em razão de sua importância para a saúde da empresa, a auditoria fiscal precisa acontecer de maneira abrangente. Desse modo, ela compreende a análise dos tributos, sejam eles diretos ou indiretos, e as obrigações acessórias da empresa.

Além disso, a auditoria também precisa abranger as esferas federal, estadual e municipal para ser completa. Portanto, um auditor precisa considerar os seguintes pontos nas suas avaliações:

  • Balanço patrimonial;
  • Balancete fiscal;
  • Comprovantes de cálculos de impostos;
  • Comprovantes de recolhimento de impostos (ICMS, IRPJ, IPI, Contribuição Social, PIS e Confis);
  • Análise da DIPJ;
  • Demonstrativos de estoque;
  • Demonstração de resultados;
  • Demonstração de variações do patrimônio líquido;
  • Escrituração fiscal contábil;
  • Escrituração fiscal digital;
  • Livros de apuração tributária.

Como uma empresa pode se preparar para uma auditoria fiscal?

Existem algumas formas de estar preparado para uma auditoria fiscal e tornar este processo mais simples para todos os envolvidos no contexto empresarial.

Eles serão devidamente listados a seguir:

  • Faça uma boa apuração de impostos;
  • Recupere documentos perdidos através da tecnologia;
  • Mantenha a documentação organizada.

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